Arquivo Bienal Banco de Dados
Coleção Biblioteca
id: BIB
Datas
Data Inicial: 1897
Gênero documental
Bibliográfico
Espécie documental
livro;catálogo de exposição;periódico;tese
Dimensão
Tipo de material mensurado: documento bibliográfico
Tipo de dimensão: número de documentos
Valor da dimensão: 23000
Tipo de material mensurado: periódico
Tipo de dimensão: número de documentos
Valor da dimensão: 9500
História administrativa / biografia
Desde a criação do arquivo a coleção da biblioteca foi constituída a partir de aquisições, doações e permutas realizadas com outras instituições, além de títulos acumulados para pesquisa curatorial das Bienais de Arte e Arquitetura.
História arquivística
Não existem informações sobre os métodos anteriores de organização. Com a celebração dos cinquenta anos da Bienal de São Paulo, entre 2000 e 2001, uma etapa de organização e identificação do acervo produziu um Banco de Dados em plataforma Access, dando início à informatização do acervo bibliográfico. Em 2014 deu-se continuidade ao trabalho de forma sistemática e desde 2016, as informações catalogadas estão disponíveis em banco de dados online. Dos volumes existentes, mais de 12 mil exemplares já estão catalogados e o restante em tratamento. A coleção de periódicos está processada e em parte indexada.
Âmbito e conteúdo
A cobertura temática do acervo abrange Arte Moderna e Contemporânea, tanto nacional quanto internacional, publicações de exposições e grandes mostras nacionais e estrangeiras, Bienais e da Fundação Bienal, e assuntos correlatos de interesse ao estudo das artes, como arquitetura e educação.
Incorporações
Coleção constantemente atualizada, incorpora novos itens por meio de doação, permuta e/ou aquisição.
Sistema de arranjo
Nos catálogos e livros utiliza-se o código de classificação ISBN para assuntos e tabela PHA para entradas de nomes. Para os periódicos, a ordenação é alfabética e por formato.
< >
28668 registros neste nível