Datas
Data Inicial: 1962
Gênero documental
Textual;Iconográfico;Filmográfico;Sonoro
Espécie documental
conhecimento de embarque
Dimensão
Tipo de material mensurado:
documento textual
Tipo de dimensão:
metros lineares
Valor da dimensão:
195
Tipo de material mensurado:
documento iconográfico
Tipo de dimensão:
número de documentos
Valor da dimensão:
147000
Tipo de material mensurado:
documento audiovisual
Tipo de dimensão:
número de documentos
Valor da dimensão:
5000
Tipo de material mensurado:
documento sonoro
Tipo de dimensão:
número de documentos
Valor da dimensão:
1000
Tipo de material mensurado:
cartaz
Tipo de dimensão:
número de documentos
Valor da dimensão:
1022
História administrativa / biografia
Com o crescimento das Bienais de São Paulo, a partir da sua sexta edição, iniciam-se as discussões para sua separação do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) e criação de uma entidade autônoma. Em 1961, Mário Pedrosa, então secretário do Conselho Nacional de Cultura, começa a redigir um anteprojeto que visava tornar a Bienal uma fundação, na intenção de desvincular as verbas destinadas às duas instituições. A separação é formalizada em 8 de maio de 1962, quando é criada a Fundação Bienal de São Paulo, por iniciativa de Francisco Matarazzo Sobrinho. Ao longo dos anos a Fundação Bienal se ocupará de diversos eventos, além da Bienal de São Paulo, envolvendo-se na realização de diversas mostras de arte nacional e latino-americana, de arquitetura, do livro, entre outras. É também da Fundação a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras na Bienal de Veneza de arte e de arquitetura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura.
História arquivística
Os documentos deste fundo acumularam-se nas dependências da sede da Fundação sem nenhum tratamento até 1984, quando se iniciou o tratamento do então chamado “arquivo morto”. Durante cinco anos de trabalho, no entanto, apenas a documentação referente às cinco primeiras Bienais (Fundo MAM) foi organizada. Em 1998 o acervo do arquivo foi transferido do andar térreo do pavilhão para o segundo andar, onde permanece até hoje. Com a celebração dos cinquenta anos da Bienal de São Paulo, entre 2000 e 2001, uma nova etapa de organização e identificação da documentação textual produziu um inventário relativo às dez primeiras Bienais de São Paulo. Entre 2007 e 2008, os diapositivos e negativos flexíveis e de vidro foram organizados, higienizados, catalogados em base de dados e parcialmente digitalizados. Em 2013, uma parcela da documentação audiovisual em suporte magnéticos foi digitalizada. Entre junho de 2014 e janeiro de 2015, foi realizado um diagnóstico da documentação textual em suporte papel, a partir do qual foi elaborado um plano de classificação. A documentação textual em suportes eletrônicos ainda não foi avaliada. Desde 2015 está em andamento um inventário da documentação textual, iconográfica e audiovisual.
Âmbito e conteúdo
Documentação proveniente das atividades desenvolvidas pela organização dos eventos Bienais (de Arte, de Arquitetura e do Livro) e demais eventos e ações realizadas pela Fundação Bienal. Inclui documentação referente à organização interna da Fundação, relações institucionais, gestão de recursos econômicos, humanos, materiais e patrimônio, organização das exposições e demais eventos, divulgação e repercussão (clippings), ações educativas, acervos e tecnologias.
Incorporações
Trata-se de um fundo aberto que prevê incorporações.
Sistema de arranjo
A documentação tratada está descrita em diferentes níveis, parte por conjunto documental (documentação textual, em processamento), parte por item documental (documentação iconográfica e audiovisual, em processamento) utilizando-se plano de classificação funcional composto por grupos e subgrupos: Grupo: Gestão Institucional; Subgrupos: Direção, Organização Interna, Relações Jurídicas, Divulgação/Repercussão, Relações Institucionais, Comunicação e Análise de Público; Grupo: Gestão de Evento; Subgrupos: Planejamento, Seleção/Inscrição, Transporte/Hospedagem, Movimentação de Obra, Produção e Distribuição de Material Informativo, Montagem/Desmontagem de Exposição, Solenidade, Ação Educativa, Premiação; Grupo: Gestão Econômica; Subgrupos: Planejamento e Controle Orçamentário, Captação de Recursos, Fluxo de Caixa, Contabilidade; Grupo: Gestão de Material e Patrimônio; Subgrupos: Manutenção/Conservação do Edifício e dos Equipamentos, Controle de Material de Consumo, Controle de Bens Patrimoniais, Segurança; Grupo: Gestão de Recursos Humanos; Subgrupos: Admissão/Demissão, Treinamento/Aperfeiçoamento/Integração, Controle de Frequência, Pagamento, Negociação Trabalhista; Grupo: Gestão de Dados, Informações e Documentos; Subgrupos: Organização de Acervo, Informatização, Reprografia.
Entidades relacionadas
6 Registros neste nível
Grupo | Gestão Institucional | Refere-se às atividades da administração superior, da organização da instituição, da relação da instituição com entidades públicas, privadas e com o público em geral. Tratam-se de atividades administrativas institucionais que independem da realização de eventos. |
Grupo | Gestão de Evento | Refere-se, em especial, às exposições realizadas pela instituição, mas pode abranger iniciativas de outra natureza, como seminários, concursos e cursos. Envolve todas as etapas do processo, desde a formulação de objetivos às estratégias utilizadas para viabilizá-los. |
Grupo | Gestão Econômica | Refere-se à obtenção e controle de recursos. |
Grupo | Gestão de Material e Patrimônio | Refere-se à administração dos bens móveis e imóveis, compreendendo sua manutenção, aquisição, controle e distribuição. |
Grupo | Gestão de Recursos Humanos | Refere-se às relações de trabalho entre a instituição e seus funcionários (fixos ou temporários), além da relação da instituição com as entidades públicas e de classe. |
Grupo | Gestão de Dados, Informações e Documentos | Refere-se ao controle do acervo da instituição e ações de incorporação e utilização de tecnologias da informação. |